sábado, 9 de dezembro de 2006

Sobre os recursos tecnologicos

Como professor, na área de computação em escola técnica de nível médio e profissionalizante, uso estes recursos até hoje, tal qual o giz e o quadro negro, são recursos bem conhecidos por todos os professores.

Claro que podemos fazer uso destes recursos em nossas aulas, mas mesmo entre meus colegas, encontro quem diga que estes recursos não servem, ou que não atingem os objetivos esperados.

Problema de conseguir ou não "usar” a tecnologia, está em nós mesmos, como professores devemos sempre vencer as nossas dificuldades de interação com as ferramentas e recursos tecnológicos.

O professor deve ter em mente, que sem um planejamento didático adequado, que inclua estes recursos de forma motivadora, não é possível obter bons resultados no processo de ensino-aprendizagem, lembrando que toda ação, deve ser acompanhada por uma reflexão, por parte do aluno para que ele construa o conhecimento.

Solução é vencer os paradigmas e tirar o melhor dos recursos tecnológicos, para que ocorra a aprendizagem, não usar as novas tecnologias é caminhar para trás, ter a ferramenta e não usar é como ter um carro e andar a pé, tudo depende, “para que...”, “para quem...” e “quando” e “por que...”,

O professor tem que ter flexibilidade, usar os métodos didáticos e recursos tecnológicos de acordo com diversidade cultural de seus alunos, tendo como guia o currículo proposto pela instituição onde atua, para assim alcançar seus objetivos.

Hudson Victoria Diniz (Sorocaba-SP)



 

Nenhum comentário: