sábado, 9 de dezembro de 2006

Novo contexto educativo

Somente podemos imaginar um novo contexto educativo, com a formação adequada dos nossos professores, para que possam estar preparados a usar as novas tecnologias como ferramentas educacionais, que motivem os alunos a aprender, com prazer, sentido e espírito crítico .

As tecnologias devem apoiar o professor na sua tarefa de ensinar e formar os alunos, em atividades cativantes e integradoras, isto somente é possível com a participação do docente, ele encarando a tecnologia como sua aliada, compreendendo o seu funcionamento e uso, com metodologias mais adequadas para sua aplicação, sem reservas e medos de que o computador ou outros recursos tecnologicos, lhe retirem o emprego.

Como qualquer instrumento que usamos na sala de aula, por exemplo a fala, podemos ferir ou agradar as pessoas, com palavras que dizemos, a tecnologia também depende da forma com que é utilizada, podemos fazer ela incluir ou excluir individuos de um grupo ou uma sociedade.

Hoje fala-se muito de inclusão digital, vejamos a sociedade da informação, ela esta ai, ela existe, é realidade, fato, devemos como professores retirar o melhor dela, para auxiliar nossos alunos, propiciando novas chances, oportunidades de mudar a realidade em que vivem.

As aulas no futuro, desde que bem planejadas, serão cativantes e produtivas e permitirão aos alunos atingir um grau de aprendizado jamais sonhado. Imagine quão interessante a troca de idéias e diferentes pontos de vista sobre o mesmo assunto, em diferentes partes do mundo, isto é possível hoje na internet.

Mas compreendo e ressalvo, o aluno e o professor devem estarem preparados para o uso adequado do computador, isto é fundamental, e somente com a iniciação ao uso deste recurso, nas idades mais tenras é possível retirar o máximo do aprendizado com tecnologias novas. Com o passar dos anos, criamos conceitos, preconceitos e zonas de conforto que impedem que aceite-mos com facilidade o "novo".

Como uso do lápis é necessário para escrever, para retirar-mos os resultados esperados com o uso da tecnologia é necessário ensinar ao aluno como usar os recursos tecnológicos, ele tem se sentir confortável com o seu uso. A tecnologia, sendo familiar, facilita a sua aceitação, hoje vemos nossos filhos e alunos utilizando a tecnologia, que levamos tempos para aprender, eles encaram sem preconceitos o novo, devemos ser como eles, como a água que se moldar a o jarro, flexibilidade é a palavra de ordem, para ter-mos exito ao trabalhar-mos com novos recursos tecnologicos educacionais.

Hudson Victoria Diniz (Sorocaba-SP)

 

Um comentário:

Unknown disse...

Muito bom esse seu contexto educativo, muitas vezes a gente imagina que em daqui alguns anos o pais vai se tornar um mundo de tecnologia desenvolvida mais a unica coisa que desenvolve neste pais é a capacidade de nossos governadores presidentes de roubarem o dinheiro publico ao inves de envestir em tecnologia que chame a atenção de nossas crianças e adolecentes ... Porque mente vazia oficina do Diabo....