sábado, 9 de dezembro de 2006

Pensando um pouco sobre EAD

A aprendizagem em ambientes virtuais é muito agradável, pois propicia ao aprendente a liberdade para se expressar com plenitude, mas para que isto aconteça o professor deve cativar o grupo pemitindo que exista a liberdade e intensão da troca de conhecimentos com todos os participantes.

O papel do professor portanto é de fundamental importância a postura do professor no processo de interação, pois ele fornece a segurança necessária ao aprendente , para se expressar e interagir com a ferramenta do ambiente virtual.

A dificuldade maior na aceitação do EAD, está em criar condições para que o professor mude os seus conceitos, deixando de ser um tecnófobo e aceite os recursos tecnológicos, como ferramentas úteis na interação dos alunos uns com os outros, e com as informações, gerando assim o conhecimento e sua internalização.

Já no foco dos aprendentes existe um estigma, quanto a sua legitimação, pois foi aprovado a pouco tempo, e existiram vários projetos pilotos que não foram continuados, não foi dado uma resposta a população causando um descrédito no conceito do EAD.

As comunicações podem ser sincronas (online, no mesmo momento, um chat como os professores e colegas) ou assincronas (por meio de um fórum ou e-mails), os alunos necessitam de tempo para se familiarizar-se com a interface do programa, perder os medos e assim melhor interagir, como numa sala comum de aula, devemos determinar as regras claras, efetuando um "quebra-gelo", para uma melhor ambientação.

Hudson Victoria Diniz 

Nenhum comentário: